segunda-feira, 30 de abril de 2007

Segunda Semana!



"A ponte sem rio. Altas fachadas de edifícios sem nada atrás. O jardineiro água a grama de plástico. A escada rolante não conduz a parte alguma. A autopista nos permite conhecer os lugares que a autopista devastou. A tela do televisor nos mostra um televisor que contém outro televisor, dentro do qual há um televisor (GALEANO, 2001 p. 229)."


Poderia se acrescentar "e todos os televisores mostram a mesma imagem". A informação nos chega homogênea e massificante. Entregue pelos "emissores" para nós que somos simples "receptores".
Porém, é na contra-mão desta divisão entre emissores e receptores que vem a internet e, aumentando as possibilidades de uma comunicação de todos para todos, os blogs, os wikis e todas as páginas dinâmicas que distribuem seu conteúdo.

A possibilidade da informação e da comunicação nos nossos termos. A possibilidade de trazer até nós o conteúdo que escolhermos. Nesta semana vamos aprender um pouco sobre isso: como trazer até nós o conteúdo que escolhermos. E, também, como trazer até nós o conteúdo que nossos alunos produzem.

Vamos lá? Então, mãos à obra nas atividades da semana 2!

domingo, 22 de abril de 2007

Bem vind@s ao PROA 17!

imagem postada no flickr

Prezad@s Cursistas!

Sejam bem vind@s ao PROA 17, turma A da disciplina de Blogs e Flogs na Educação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS.

Esta disciplina tem como objetivo promover um avanço na aprendizagem sobre os blogs e outras páginas dinâmicas, enfatizando o seu uso na construção de ambientes informatizados para a educação. Abordaremos a história, a descrição, a criação, a configuração e manutenção de um weblog. Refletiremos sobre o uso dos weblogs em educação.

Faremos uma introdução à agregação e distribuição de conteúdo, aos protocolos de agregação e seu uso em páginas dinâmicas, como forma de acompanhar projetos, de reunir, classificar e publicar conteúdo.

Este é o nosso blog colaborativo. Aqui descreveremos as atividades da disciplina e vocês postarão alguns trabalhos e reflexões individuais e de grupo.

Todas as atividades estarão, também, no e-proinfo, em Módulo / Atividade Módulo

Dúvidas?
  • Todas: use o forum da disciplina no e-proinfo
  • Sobre as atividades: use o espaço para comentários da atividade.
Aprender é construir pontes nos lugares mais estranhos, mesmo onde parece que elas não são necessárias. Que possamos aprender muito junt@s!

abraço!

Iris e Suzana

E agora, sigam para as Atividades da Semana 1