domingo, 27 de maio de 2007

Atividades da Semana 6

Olá pesso@l!

Esta é a nossa última semana nesta disciplina. É tempo de concluir o que começaram e de abrir as asas e voar.

O nosso estilo meio gincana, a estratégia de não dizer tudo, de provocar, foi a forma que encontramos para fortalecer as asas de vocês.

Agora é a vez do vôo solo, da tão falada autonomia que, antes de ser algo pronto e acabado, é sempre processo, relação social. Um processo no qual somos cada vez mais autores.

E é com este espírito que lançamos as atividades da semana 6.

Calma pesso@l!

Vamos responder aqui uma das dúvidas que têm aparecido nos diversos espaços de comentários, nos blogs individuais e por email.

É sobre a tabela de registro das atividades realizadas.

Vocês são mais de 40 alunas postando em momentos bem diversos. Algumas em dia, outras nem tanto. Nós vamos lendo e avaliando as atividades ao longo da semana e em dias nos quais temos mais disponibilidade de tempo. Assim, a tabela pode aparecer defasada e, até, com alguma incorreção. Como deixamos ela sempre visível, vocês vão acompanhando a nossa construção. Embora isso possa gerar um certo stress, enquanto alguém espera por um A ou leva inadvertidamente um N. A tabela está sempre em construção e vocês tem de ter calma em relação à isso, principalmente em relação às atividades recém feitas.

Nossas visitas aos blogs são cíclicas, então, aquilo que não foi visto num dia, será visto no outro. Deste modo, queremos que relaxem em relação a tabela. Podem cobrar sim alguma informação incorreta, mas não é necessário que ninguém peça esclarecimentos urgentes, enlouqueça ou pense em desistir do curso à simples visão de um N.

Esta semana apareceram alguns Ns indevidos. Acontece que eu (suzana) verifiquei as atividades no dia 21 e não no dia 22. Assim, calma que os Ns indevidos vão desaparecer.

O Bloglines registra as datas reais de postagem e de atualização de postagem. Mesmo para postagens nas quais esta data foi alterada pelo autor. Assim, sabemos sem erro em que dia foi feita a atividade e em que dia foi editada e refeita. Porém, segue a nossa solicitação inicial: editem apenas para corrigir algum erro pequeno. Para refazer, postem novamente e digam que estão refazendo. Deste modo, o blog guardará todo o processo de construção de vocês.


terça-feira, 22 de maio de 2007

Aviso Importante

Na semana 4 que encerrou ontem, iniciamos trabalhos em grupo, a maioria dos quais estão se desenvolvendo normalmente. Porém, algumas alunas se atrasaram nesta atividade e, de modo a não prejudicar os trabalhos em andamento e, também, oferecer uma oportunidade à estas alunas de realizar esta importante atividade, remanejamos os grupos.

Criamos mais 3 grupos com as alunas que não aderiram aos seus grupos pré-determinados ou que aderiram (aceitaram o convite para o blog), mas não contribuiram de forma significativa para o trabalho.

Sigam os links abaixo para saber quem são as alunas que devem integrar os novos grupos e quais as atividades a serem realizadas. (ver grupos 9, 10 e 11)

Novos grupos - Atividades

Obs: Na tabela, nos grupos iniciais (1 à 8) os nomes das alunas digitados em vermelho são os das que foram remanejadas para os novos grupos (de 9 a 11). O limite de participação no grupo de origem foi dia 20/05, considerando que o relatório de participação deveria ser construído e postado até 22/5.

domingo, 20 de maio de 2007

Semana 5 - reta final gurias!

O farol pode nos indicar a direção à seguir, mas cada uma de nós é que decide como vai navegar.

Estamos entrando em nossa quinta e penúltima semana de disciplina. Um momento decisivo que começou na semana passada com as atividades em grupo. Estas atividades estão exigindo mais de todas, mobilizando a comunicação, a parceria e a colaboração.

Nestas atividades, como numa corrida em equipe, uma corrida de barcos, por exemplo, temos de contar com a presença e o trabalho de todas. Esperar e incluir as retardatárias é ser solidária. Porém, é também solidariedade estar atenta as suas responsabilidades, dividir tarefas e não tardar em dar respostas e se integrar no processo.

Em relação ao trabalho em grupo, a maioria dos barcos já está no mar, em atividade e produzindo. Que ótimo! Saliento a rapidez com que a maioria dos grupos iniciou. Quem quiser ter uma idéia do posicionamento inicial na corrida é só olhar a lista de links Grupos, ali na barra lateral. Estão na ordem em que largaram.

Todavia, numa corrida, o importante não é largar na frente e, sim, chegar. No caso da nossa corrida, que é não é uma competição, o importante é podermos todas chegar ao final. Esta é a segunda semana de atividade em grupo, quem perdeu a largada do barco ainda pode tentar nadar e alcançá-lo.

Icem as velas, rumo as Atividades da Semana 5.


sábado, 19 de maio de 2007

Brincadeiras

as vezes é bom olhar pra cimaLembram da brincadeira 1. Pois é :), muita gente gostou e o grupo que anda investigando o Flickr deve estar vendo como funciona...


Vamos fazer outra gincana? Quem aí tem telefone móvel que tira fotos e manda email? Quem tem câmera digital? Quem tem câmera convencional e scanner?

Na nossa brincadeira podemos usar cada uma destas opções. A preferencial é a do telefone celular. Por que? Pela instantaneidade, por não dar tempo para pensar muito, por ser quase em tempo real.

O que vamos fazer:

Olhar o mundo, gravar e compartilhar a nossa forma de olhar o mundo. Estes tempos eu postei alguma coisa assim:

Meus olhos são como janelas e eu me debruço a olhar o mundo. Não sem certa desilusão, por vezes... Mas com alguma surpresa de tempos em tempos ... [veja lá]

E pensei agora em propor à vocês o seguinte:

Capture fotos daquilo que lhe chama a atenção quando está indo para o trabalho, quando está olhando para o nada e pensando, quando, enfim, julgar que o que o seus olhos vêem comunica alguma coisa. Sem exagero, selecione o momento, capture uma foto.

Importante: a foto tem de ser do dia, se possível do exato momento, postada o mais próximo possível deste momento da captura (não mais que uma hora).
Ex: a foto que inicia o blog foi capturada e enviada quase no mesmo momento desta postagem

No telefone:
  • capture a foto
  • clique em enviar
  • digite a mensagem
  • envie para: o endereço que está no e-proinfo (material do Professor - Brincadeira 2)
Usando câmera digital/convencional:

  • capture uma foto
  • se não está digitalizada escaneie.
  • configure a imagem:
... salve a imagem em formato .jpg, em tamanho regular (máx 15 x 15 cm)
... salve numa resolução que não deixe a imagem muito pesada (máx 50kb)
  • envie para: o endereço que está no e-proinfo (material do Professor - Brincadeira 2)
... no campo assunto escreva um título para imagem
...no corpo da mensagem: escreva o que desejar
... não digite textos longos ou que não sejam seus, (máx +- 4 linhas).

>> Vejam o resultado em >> Pelas nossas janelas

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Dicas, desafios, ferramentas e recursos

Algumas dicas que vão ajudar nos trabalhos e atividades das próximas semanas:

1 - Para quem tem dificuldades em lidar com textos em inglês ou outra língua:

http://world.altavista.com/

Traduz trechos de textos do inglês para o português, do português para o inglês, e outras combinações.


2 - Incrementando o uso do bloglines:

Use a função Clip/Blog.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Semana 4 - Nossa trilha ganha algum colorido



Se as árvores estão mais altas e parecem assustadoras, as flores perfumam o caminho :) Não há alegria sem algum desafio e vice-versa!

Esta semana entramos numa nova fase de nossa disciplina. Uma fase onde a participação e a formação da rede entre vocês será essencial. Algumas de nossas atividades serão em grupo e para que transcorram com tranquilidade é necessário que cada uma busque o contato com as colegas e se coloque no grupo ao qual pertence.

Sabemos que algumas alunas estão bastante atrasadas nas atividades e solicitamos que, mesmo assim, dêem prioridade para as atividades em grupo de modo a não prejudicar as colegas e/ou não ficarem de fora da atividade realizada. Estas atividades, uma vez concluídas, não poderão ser recuperadas de forma individual.

Assim, mãos à obra, peguem suas mochilas e comecem a andar:

Atividades da Semana 4


segunda-feira, 14 de maio de 2007

Dica do Dia!

Os endereços abaixo são altamente recomendados. Acrescente-os ao seu bloglines!

CAPES - http://www.capes.gov.br/rss.xml

Agência FAPESP - http://www.agencia.fapesp.br/rss/noticias.xml

AulaBlog 21 - http://www.aula21.net/aulablog21/feed/atom/

Yahoo Busca educação - http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/atom.xml

Internet e Web na Educação - http://internetnaeducacao.blogspot.com/atom.xml

Ciência em Dia - http://cienciaemdia.rssblog.zip.net/

Usabilidoido - http://www.usabilidoido.com.br/atom.xml

Vida Digital - http://www.link.estadao.com.br/rss/link.xml

Projeto Software Livre brasil - http://www.softwarelivre.org/news/rss

Webinsider - http://www.webinsider.com.br/feed.php/atom

abraço!

sábado, 12 de maio de 2007

Avisos Gerais

Final de semana, quase encerramento de nossa terceira semana de atividades. Andamos visitando os blogs de vocês e estamos felizes com o entusiasmo e comprometimento da maioria.

Gostaríamos, para aperfeiçoar nosso trabalho conjunto, de colocar algumas sugestões/solicitações:

1 - Algumas já descobriram que trabalhamos com dois blogs na disciplina. Quem não descobriu, não se preocupe,pois até é melhor (ignore este item). Bom... as que descobriram, evitem assinar o blog 2 no Bloglines ou acessar diretamente o blog 2, pois vai confundir a navegação e o entendimento de vocês. Como ele é um blog de suporte de atividades, elas podem estar em construção ou muito fora de ordem e o acesso à elas pode causar dúvidas e confusões desnecessárias. O acesso às atividades se dá pelo http://proaufrgs.blogspot.com, na postagem ou nos links Atividades.

2 - Numeramos todas as atividades de forma corrida. Por exemplo: na Semana 1 as atividades são proa17/1, proa17/2 e proa17/3. A Semana 2 inicia na atividade proa17/4 e a última atividade da Semana 3 é a proa17/12. Solicitamos que vocês coloquem esta numeração ao postar a atividade, pois vai facilitar o nosso registro e, também, vai ajudar vocês a verificar se completaram todas as atividades.

3 - Durante a semana, após a data de postagem final das atividades de uma determinada semana, fazemos uma verificação nos blogs e anotamos as atividades realizadas, comentamos e orientamos. O registro das atividades pode ser consultado no seguinte endereço:
http://docs.google.com/Doc?id=afns5phht7d_40fz39kg
Note que as atividades deixadas em branco são as que ainda não foram verificadas. Uma atividade realizada depois da verificação, só vai aparecer como realizada na próxima verificação.

4 - Sabemos que algumas estão com inúmeras atividades do Curso e da vida profissional tomando o seu tempo e, por este motivo, atrasadas nas atividades desta disciplina. Porém, nosso prazo de seis semanas é um limite que temos de seguir para a abordagem do conteúdo proposto. Assim, recomendamos que procurem não deixar muito atrasadas as atividades, para que não as tenham de realizar com pressa e sem a necessária reflexão.

5 - Antes que vocês pensem que incorporamos as bruxas do leste, que tal brincarmos um pouco? A tarefa da gincana está no eproinfo, na biblioteca, em material do professor, brincadeira 1 :)

terça-feira, 8 de maio de 2007

Dicas, desafios, ferramentas e recursos

Olha eu aqui de novo...

1 - Dica do dia: se você quiser acompanhar os comentários feitos nas diversas postagens deste blog, até para facilitar encontrar as respostas para suas dúvidas postadas, assine (adicione ao bloglines) os seguintes feeds:

http://proa17ufrgs.blogspot.com/feeds/comments/default

http://proaufrgs.blogspot.com/feeds/comments/default

Quer ler no bloglines os comentários recebidos no seu blog?

Assine: http://meublog.blogspot.com/feeds/comments/default; substituindo o link em laranja pelo endereço do seu blog.

Aliás, falando em comentários... É interessante que vocês leiam e respondam os comentários recebidos no seu blog. Ali mesmo ou indo até o blog de quem comentou. Pode ser até uma postagem comentando e linkando os diversos comentários.

Ao comentarem num determinado blog, é bom retornar para ver se há resposta, em especial se postamos alguma pergunta.

2 - Para quem anda indócil querendo saber mais sobre imagens postadas no blog, nas postagens, fora delas e com links! Seus problemas acabaram... >> ler mais

3 - Aproveitando as habilidades que estão sendo desenvolvidas na semana 3, vamos adicionar um blogroll (lista de blogs) a barra lateral de nosso blog, aproveitando as nossas assinaturas do bloglines? saiba como

domingo, 6 de maio de 2007

Chegamos à semana 3!

Oi pesso@l!



Não sei se blogar já está mudando as vidas de vocês, mas o tempo vai passando e passa rápido! Já estamos entrando na terceira semana de nossa disciplina. No final desta terceira semana teremos chegado à metade do caminho que devemos percorrer nestas aulas. Portanto, esta semana as atividades, embora pareçam muitas, são simples e curtas. Não há leituras e nem tarefas que exijam profundas reflexões.

Assim, é a semana em que propomos que seja feita uma revisão das atividades já realizadas, de modo a aperfeiçoá-las, ou mesmo, recuperar alguma atividade ainda não realizada. Contando com esta terceira semana, teremos 12 atividades ao todo. Do proa17/1 até o proa17/12.

Revise / recupere as atividades da Semana 1 e da Semana 2 .

E divirta-se com as atividades da Semana 3.

Lembre que o seu blog, além de caderno digital para as atividades, é também o diário onde relatar a sua caminhada :)

sábado, 5 de maio de 2007

Organize suas subscrições no Bloglines

Além de criar pastas separando conteúdo, é possível editar o nome do blog que aparece na barra lateral esquerda. Isso facilita a identificação. Vejam o recado da Profª Iris lá no forum:

Já notaste que podes alterar o nome do que agregas, para que fique melhor identificado? Por exemplo: Clicando no primeiro blog que aparece na tua lista vemos Blog das Tecnologias. Quando clicamos nele, seu conteúdo abre à direita e vemos que este é o blog da Roselene. Podes clicar em Editar assinatura e mudar o título, colocando o nome da colega.
Abra@os, Iris -RS

Editando a assinatura é possível criar pastas para classificar os blogs ou trocá-los de uma pasta para outra. Pode-se classificar o blog como privado (ele não aparecerá na tua lista de leirturas ou blogroll) e pode-se escolher preferências de assinatura, definindo como aparecerão os conteúdos do blog, se completos, ou resumo, ou só o título.

confira como personalizar as suas assinaturas

terça-feira, 1 de maio de 2007

Desafios, dicas, recursos e ferramentas!

Graças às colegas perguntadeiras, estamos iniciando mais cedo a divulgação de dicas, ferramentas e recursos.

Como vocês estão acompanhando este blog pelo Bloglines, não será preciso marcar uma data para saída destas postagens, vocês saberão segundos depois de postadas ou assim que abrirem o seu bloglines.

E aqui vai a primeira dica: coloque um atalho para o bloglines na sua tela de abertura. Clique com o botão direito do mouse sobre a tela e escolha Novo, Atalho. Preencha com o link http://www.bloglines.com e salve. Vai facilitar sua entrada no bloglines. Outra idéia é colocar o bloglines como página de abertura do navegador.

Em tempo: topar algum destes desafios é opcional.

O recurso que vamos divulgar hoje é o webnote, para criar um mural de recados ou um espaço de trabalho colaborativo.