domingo, 20 de maio de 2007

Semana 5 - reta final gurias!

O farol pode nos indicar a direção à seguir, mas cada uma de nós é que decide como vai navegar.

Estamos entrando em nossa quinta e penúltima semana de disciplina. Um momento decisivo que começou na semana passada com as atividades em grupo. Estas atividades estão exigindo mais de todas, mobilizando a comunicação, a parceria e a colaboração.

Nestas atividades, como numa corrida em equipe, uma corrida de barcos, por exemplo, temos de contar com a presença e o trabalho de todas. Esperar e incluir as retardatárias é ser solidária. Porém, é também solidariedade estar atenta as suas responsabilidades, dividir tarefas e não tardar em dar respostas e se integrar no processo.

Em relação ao trabalho em grupo, a maioria dos barcos já está no mar, em atividade e produzindo. Que ótimo! Saliento a rapidez com que a maioria dos grupos iniciou. Quem quiser ter uma idéia do posicionamento inicial na corrida é só olhar a lista de links Grupos, ali na barra lateral. Estão na ordem em que largaram.

Todavia, numa corrida, o importante não é largar na frente e, sim, chegar. No caso da nossa corrida, que é não é uma competição, o importante é podermos todas chegar ao final. Esta é a segunda semana de atividade em grupo, quem perdeu a largada do barco ainda pode tentar nadar e alcançá-lo.

Icem as velas, rumo as Atividades da Semana 5.


34 comentários:

veraselistergomes disse...

Oi prof.sei que estou com atividades atrasadas mas estou tendo muita dificuldade de entender as explicações quanto ao uso dos recursos do blog.Fico fascinada com tanto recurso mas não consigo aprender vários.Estou com a maior doficuldade de usar o blogline(ele fica só do lado direito,não consigo passa-lo para o lado esquerdo para que possa concretizar seu uso.Quando aprendo uma coisa me anomo e penso que era tão fácil(risos).Abraços.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Vera

Não consegui entender isso de o bloglines "ficar só do lado direito". O bloglines tem uma aparência semelhante ao de um programa de email tipo o Outlook. Na coluna da esquerda ficam as pastas (se tu criaeres pastas) com os blogs (título) e, na coluna da direita (mais larga) fica as postagens (se houver) do blog que você selecionar na coluna da esquerda.

Veja esta foto do bloglines.

Tente explicar melhor as suas dificuldades.
abraço!

Neuza disse...

Oi Su! Como criar o link, usando o link permanente eu entendi, testei e funcionou. Só não sei onde devo escrever a postagem, pois eu quero fazer o tutorial no blog mesmo, usando apenas um link no blog do grupo que direciona para ele. Assim como vc faz no blog da disciplina.. Socorro...
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Neuza

Cria um segundo blog, com endereço bem parecido com o primeiro. Usa o mesmo layout. Tira da barra lateral os arquivos (arquive , mas nao mostre). Ponha um link geral que remeta ao primeiro blog.

Poste neste segundo blog as partes do tutorial e linke no primeiro. :)

Durante a navegação quase nmem se nota que estamos em dois blogs.
abraço !

Neuza disse...

Valeu Su! Nunca ia descobrir isso. Ia ficar mais umas noites sem dormir....
Um abraço
Neuza

Lucia disse...

Oi Su...

Tbém tenho vontade de linkar nas postagens mas não consigo, vc deu orientações a Neuza mas eu não consegui entender direito: criar outro blog?

Ela se refere ao link permanente: como funciona?

Ex. Faço uma postagem e quero deixar ali linkada a página onde pesquisei por meio de uma palavra como faz a maioria dizendo "aqui".

Podes me orientar? Aguardo!

Lucia disse...

Eu aqui novamente...
Esqueci de perguntar-te tbém sobre como capturar uma imagem, como por exemplo esta imagem do bloglines que exemplificaste no comentário acima para a colega Vera.

Suzana Gutierrez disse...

Olá Lucia e gurias :)

Vamos por partes, como diria Jack, o estripador. Não vão sair criando blogs a torto e à direito.

1 - inserir um link na postagem para um endereço externo ou para um post do próprio blog:
olhe no dicas e recursos, ali na barra lateral deste blog

2 - usar um local para postar material que será linkado no blog. Foi esta a alternativa que expliquei para a Neusa. Isso se pode usar quando não se quer poluir demais o blog com textos longos. Por exemplo: se você estiver usando um blog para passar tarefas aos seus alunos. No blog 1 você põe os avisos (a chamada da atividade, por ex) e no blog dois você detalha a tarefa. No aviso, vai o link (que é o link permanente da postagem no blog 2).
Um exemplo deste uso é o nosso blog aqui, que na realidade são dois.

abraço!

Suzana Gutierrez disse...

sobre a captura de imagens >> recursos & dicas

Lucia disse...

Su,
Não é fácil lidar com leigos no assunto "blog".
Tentei colocvar o mural de recados mas não consegui.
Segui os passos das dicas, e depois como colocá-lo no blog?

Lis@ Beutler disse...

Para ajudar... estou com as fotos prontas para enviar e o Eproinfo não abre pra eu ver o endereço. rsrsrs
Adoro isso.
Parece um labirinto e sem saída, o que é pior.
Mais tarde vou tentar novamente.

Elô disse...

Olá colegas!!
Ah!!Esse Eproinfo!!!
Tem dias eu simplesmente desisto de trabalhar nesse ambiente.
As vezes eu me questiono se ele não é movido a corda. Lembra dos relógios de antigamente?
Pois é.
Eu estou desconfiada que alguém esquece dar corda nele.Rsrsrsrsr Eloisa

Neuza disse...

Oi Su! Acho que estou meio fora da casinha...rsrsrsDe que fotos a Lizandra se refere nesta postagem aí acima? Tem alguma tarefa que eu não estou sabendo?
Neuza

DEONILA disse...

Su, fiz upload de 4 imagens para o flick, após click em cima dela, no blog this, não sei como inclui o meu blog somente o de teste. Entre nas outras fotos e so consigo mandar fotos do flickr para o blog teste. Como faço para incluir os outros blogs???? Pode me mandar a resposta por email????

Suzana Gutierrez disse...

Neuza

Ela está falando da brincadeira 2.

Deonila

O grupo que tem que descobrir estas coisas, neh :) mas vou dar uma pista: entre em
YOU / Your Acount , depois: Extending Flickr

abraço!

Lucia disse...

Su,
Não é fácil lidar com leigos no assunto "blog".
Tentei colocar o mural de recados mas não consegui.
Segui os passos das dicas, e depois como colocá-lo no blog?

Lucia disse...

Su,
Qto a linkar um site no blog, na postagem, encontrei nas dicas apenas a forma através da imagem, tentei fazer e nem assim consegui.

No meu blog test a pág de postagem mudou, não tem mais todos os recursos que haviam antes na barra da janela de postagem.
Qdo publiquei a imagem ao inves da imagem ser jogada, foi jogado o endereço dela. Na hora de salva-la ficou a imagem, mas antes de publicá-la tentei linkar e não consegui.
Não sei se consegui me explicar...Como faço?

Neuza disse...

Oi Su! Poderia me dar uma dica: como faço para levar um vídeo que está salvo no meu PC ao youtube? Ou seja, produzir algo meu; andei fuxicando por lá e não descobri...
Um abraço
Neuza

Lucia disse...

Su,
Apesar de fazer repetidas vezes não consegui ainda linkar a imagem, outra coisa tbém que aguardo é em relação ao mural de recados fiz todo o processo e ao trazê para o blog: como faço?

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza e Lucia!

Neuza, vou deixar esta tua pergunta para o grupo que está investigando o Youtube. http://proa17agrupo1youtube.blogspot.com/
Entra lá e pergunta. Pede que façam uma postagem sobre isso.

Lucia

Por um link numa imagem é simples. Coloca ela na postagem, no lugar desejado. Depois, clica nela de modo que ela fique selecionada, isto é, aparecem linhas em torno dela. (estas linhas permitem modificar o tamanho da imagem se arrastadas com o mouse).
Selecionada a imagem, clique em inserir link e insira o link normalmente.

Para fazer isso na barra lateral:
alternativa 2
abraço!

Neuza disse...

Oi Su! Já deixei vários comentários no grupo das gurias do you tube e elas ainda não seram retorno. A Lúcia de Brusque já fez isto com a juda da prof. Iris. Deixou um endereço para visitas, mas não explicou como faz...
Um abraço
Neuza

Elô disse...

Olá Pessoal!!
Estou aqui fazendo as atividades sobre o Del.icio.us .Estou neste momento fazendo um breve descanso do trabalho,mas antes quero perguntar para a Profª Suzana.

Tenho duas curiosidades.
Na blogosfera que você habita.
*Quantas horas o dia tem?
*E dê onde vem a inspiração para escrever nos blog que você administra?

(obs. Não é crítica. É uma observação e uma constação da caminhada anos-luz que você possui na nossa frente como educadora nas questões da Internet.)

Estou aqui trilhando alguns dos endereços que você deixou no blog colaboração como sua contribuição ao trabalho sobre: Classificação de Conteúdo (Tags, Folksonomia)
Um abraço Eloisa

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza

Te cadastra no Youtube e põe lá o vídeo desejado. Ao lado dele aparece um código (embed)que adicionado à uma postagem fará o vídeo aparecer.

Oi Eloisa
Eu não vivo na blogosfera, eu vivo na bolosfera :) Meu dia é no meio das bolas e não dos blogs. E meu dia tem sempre menos horas do que as necessárias. Hoje ele começou a 6:30 e agora, 00:40, já estou devendo 40 min para o dia de amanhã.
Entre uma aula e outra e depois de todas elas é que a internet tem o seu espaço. A inspiração vem ou não. Aliás, se olhar para o meu blog vais ver que ando pouco inspirada :)

E falando na bolosfera, ganhamos o jogo de hoje à noite. Pelo menos o terceiro turno na escola valeu!
abraço às duas!

Neuza disse...

Oi Su! Desculpe, mas você não entendeu...Já me cadastrei e levei um vídeo "pronto" para o meu blog. Quero saber como faço para levar um vídeo que eu produzi e está salvo no meu computador para o youtube, para, então, depois, copiar o código e levar para o meu blog. Um abraço
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Neuza

Entra na tua conta, fazendo o login. Clica em My: Vídeos (à direita) e, depois em Upload a video. Preencha os dados do vídeo e clique em Continue Uploading. Selecione o arquivo no teu computador. Preencha se é público ou privado/restrito. Clique em Upload.
abraço!

Teresinha Bernardete Motter disse...

Professora Suzana a tarefa 19 qual é?
bjs
Bernardete

Suzana Gutierrez disse...

Bernardete

A tarefa 19 ainda não existe.

Neuza:

Eu andei olhando os blogs dia 22 muito cedo e não me dei conta e marquei algumas tarefas não feitas. Não te preocupa, pois isso será corrigido.
O Bloglines mostra a data em que a tarefa foi realmente postada e mostra quando foi atualizada. Assim, eu vou achar a tua :)
abraço!

Roselene disse...

Oi prof. a atividade 17/15 foi postada dia 21 no blog colaborativo como pedia e consta como não realizada e na mesma data no blog individual foi pastada a atividade 17/16. Obrigada por rever. Bjs.

Neuza disse...

Oi Su! Eu estou com dúvidas sobre o verdadeiro papel do bloglines. Vc escreveu aí nos comentários que o bloglines mostra o dia da postagem e as possíveis atualizações. Onde vc vê isso? Sim, porque eu abro o bloglines/public e não aparece nada registrado...nem os comentários feitos. Porque já percebi que para você não escapa nenhum comentário. Como isso funciona?
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Oi Neuza
O bloglines onde vês as datas de postagem é o teu, quando tu faszes o login e entra em Feeds. Ali vai aparecer as postagens ainda não lidas em negrito e, na base de cada uma a data da postagem e a data da atualização (se houver). Muitas vezes ele guarda as duas versões da postagem. Por exemplo: se você editar uma postagem qualquer do dia 2/5 e alterar toda, postando outra coisa ou se você postar um texto e alterar a data da postagem: no bloglines vai mostrar as duas postagens, no primeiro caso e, no segundo caso, vai mostrar a data real de postagem.

No endereço public, tu compartilhas as tuas leituras. Não é para ti ler as postagens por ali, pois sempre aparecem como novas. Este endereço é para quem quiser ler o que tu lê. Acessando a pessoa pode somente ler e, se tiver uma conta no bloglines, assinar os blogs que se interessar.

Quando tu assinas um blog, o que aparece no bloglines são as postagens. Para ver os comentários é necessário assinar o feed de comentários do blog. Em geral os endereços rss dos comentários são algo assim: http://nomedoblog.blogspot.com/feeds/comments/default

Agora, eu não perco nenhum comentário porque assino o feed de comentários do blog da disciplina e, também, porque nas configurações do blog eu coloquei um email para onde enviar estes comentários.

Roselene

Não te estressa com a tabela, pois ela aos poucos irá se acertando :)

Elô disse...

Olá Colegas do Grupo " Quadrinhos""

Estive visitando o blog de vocês e
não consigo fazer comentários no Blog de vocês.

Ele está marcado para só os componentes do grupo realizarem os referidos comentários.
Favor tomar providência para liberar para as colegas realizarem os devidos comentários referentes as atividades do proa 17.

Um ótimo domingo a todos.
Eloisa.

Neuza disse...

Oi Suzana! Me ajuda, pois não consegui fazer a atividade proa 17/21. Não sei como colocar o e-mail nas definições do blog. Não tem espaço para digitar todo o meu endereço de e-mail lá. Fiz alguns teste e não funcionou. Me dá umas dicas.
Neuza

Suzana Gutierrez disse...

Neuza

´E nas definições, email.
Mas tu não colocas todo o teu endereço. Coloca uma palavra secreta que vai compor o email que já está ali.

Ex:
teuloguin+palavrasecreta@blogger.com

A palavra é secreta para que ninguém poste no teu blog, somente tu.

abraço

Neuza disse...

Oi Su! gostaria de saber se já é para publicar a versão final do trabalho do grupo. Eu procurei nas atividades quando é para fazer isto e não encontrei. Estou meio perdida...
Um abraço
Neuza